já se devem estar a perguntar: o que é isso de manipulativos matemáticos? Pois bem, de uma forma muito simples, são aplicações virtuais que vos permitem, com recurso ao computador, manipular objetos com a finalidade de atingir algumas competências do currículo da Matemática.
Como o que vocês gostam mesmo é de muita prática e pouca teoria, de seguida deixo-vos três links que vos irão direcionar para três aplicativos matemáticos que, penso, serão do vosso agrado.
(Para acederem devem clicar no título dos links: Link 1 - Geoplano; Link 2 - Tangrams; Link 3 - Pentaminós)
Só para que saibam, o novo Currículo Nacional da Matemática no 1º ciclo, reforça bastante o uso destas ferramentas.
(Para acederem devem clicar no título dos links: Link 1 - Geoplano; Link 2 - Tangrams; Link 3 - Pentaminós)
Só para que saibam, o novo Currículo Nacional da Matemática no 1º ciclo, reforça bastante o uso destas ferramentas.
O único inconveniente prende-se com o facto de os sites referidos estarem em Inglês, mas com o auxílio dos vossos pais e das indicações que vos irei dar, vão ver que não terão dificuldades que vos impeçam de jogar.
Link 1 - Geoplano
Um abraço amigo para todos!
Prof. Joel
Link 1 - Geoplano
Neste aplicativo apenas terão que arrastar os elásticos azuis para cima do tabuleiro e depois construir as figuras que vos apetecer. Peguem nos seus vértices e movam-nos como quiserem. Podem construir uma grande variedade de figuras, por isso, sejam imaginativos.
No botão CLEAR apagam tudo do tabuleiro e podem começar de novo.
Neste aplicativo deverão ordenar as peças do Tangram com o objetivo de construir figuras a vosso gosto ou, caso o desejem, devem clicar numa das figuras que vos aparece no centro inferior do ecrã e cobrir a sua área, devendo para isso ordenar as peças corretamente. Importante:
1-A seta apresentada no canto superior direito do tabuleiro inverte a forma da peça selecionada, na lateral.
2- Para rodarem as peças devem clicar em cima da peça pretendida e depois clicar e manter o botão do rato em cima de um dos seus vértices e rodá-la a gosto, com o rato.
3- Se carregarem em cima da palavra HINT (canto inferior direito do tabuleiro) ser-vos-á apresentada uma pista que facilitará a construção do puzzle.
4- No botão RESET volta tudo ao início.
Neste aplicativo podem construir figuras com recurso às peças do Pentaminó. Importante:
1- Carreguem nas peças que pretenderem manipular que se encontram na coluna esquerda do tabuleiro. Só as peças que escolherem irão surgir no tabuleiro para manipularem.
2- Se clicarem na tecla CLONE (canto inferior esquerdo do ecrã) vai aparecer outra peça igual à que escolheram em último lugar.
3- Se clicarem na tecla FLIP (canto inferior esquerdo do ecrã) a peça que escolheram em último lugar vai rodar na lateral.
4-Para rodarem as peças têm que carregar num dos seus vértices e depois rodá-la.
5- Se quiserem eliminar uma peça do tabuleiro arrastem-na para o cauixote do lixo no canto inferior direito do tabuleiro.
6- No botão CLEAR apagam tudo do tabuleiro e podem começar de novo.
Toca a pôr o cérebro a funcionar. Espero que se divirtam!!!
A Matemática também pode ser muito divertida. Estes jogos são para serem jogados por toda a família, de preferência peçam ajuda aos vossos pais ou irmãos mais velhos.
Nota importante: se estiverem com dificuldades técnicas quando clicam nos links propostos, deverão visitar o site www.java.com e fazer download do programa apresentado. Depois de procederam à sua instalação no vosso computador, o problema será resolvido e poderão jogar sem quaisquer problemas.
Prof. Joel
Sem comentários:
Enviar um comentário