Um vídeo para ver e refletir!
terça-feira, 5 de novembro de 2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
Plano Nacional de Leitura - "O Gigante Egoísta" - Oscar Wilde
Olá, na área curricular disciplinar de Língua Portuguesa estivemos a desenvolver mais uma atividade no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Depois de termos lido esta história, estivemos a fazer a sua exploração oral e a falar um pouco sobre o que ela nos transmitia. Conhecem esta história? Se não conhecem, nós podemos dar uma pequena ajudinha :-)
Como já devem ter reparado esta história conta-nos as atitudes de um Gigante Egoísta que só percebeu o verdadeiro valor das crianças quando sentiu a sua falta. A parte boa desta história é que este nosso grande amigo ainda foi a tempo de perceber o erro que tinha cometido e acabou por permitir que as crianças brincassem felizes no seu maravilhoso jardim, tornando-o o mais lindo do mundo.
Os trabalhos que o professor Joel nos propôs foram:
- realizar coletivamento o reconto escrito da história, abordando também o resumo;
- a ilustração do momento que cada um de nós achou mais especial;
O resultado foi o seguinte:
Esperamos que tenham apreciado o nosso trabalho e que tenham aprendido alguma coisa com ele, nomeadamente que as crianças são o melhor do mundo.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica do Loureiro.
Os trabalhos que o professor Joel nos propôs foram:
- realizar coletivamento o reconto escrito da história, abordando também o resumo;
- a ilustração do momento que cada um de nós achou mais especial;
O resultado foi o seguinte:
o reconto / resumo |
as ilustrações
Esperamos que tenham apreciado o nosso trabalho e que tenham aprendido alguma coisa com ele, nomeadamente que as crianças são o melhor do mundo.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica do Loureiro.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Plano Nacional de Leitura - "Abada de Histórias" - António Mota
Olá, esta semana estivemos a desenvolver uma atividade no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Estivemos a fazer a leitura partilhada de várias história do livro "Abada de Histórias", do António Mota. As histórias que lemos foram as seguintes:
- A velha e o garrafão;
- O amolador;
- Amêndoas de Páscoa;
- As cabras do Pedro;
- Como nasceram as zebras;
- A galinha vadia;
Estas histórias são super divertidas e nós adoramos conhecê-las. Não há dúvida que o António Mota é um excelente escritor infantil. No final de termos lido e explorado todas estas histórias, o professor Joel lançou-nos o desafio de ilustrarmos a história que mais gostamos. Depois das ilustrações estarem concluídas, fomos individualmente ao quadro para que os nossos colegas tentassem descobrir que história estava retratada no desenho. Cá ficam as imagens do nosso trabalho:
Esperamos que tenham gostado!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica do Loureiro.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Atividades Económicas
Olá, na área curricular disciplinar de Estudo do Meio temos falado das atividades económicas. Estivemos a falar das que pertencem ao setor primário, ao setor secundário e ao setor terciário. Esta matéria tem sido muito interessante. Para que possam perceber melhor o que temos estudado disponibilizamos, no nosso blogue, a seguinte apresentação:
Nota (Prof. Joel) - Ao falarmos da exploração mineira abordámos o tema da segurança. Um dos momentos mais marcantes de que me lembro foi o resgate dos mineiros do Chile, no acidente que aconteceu no dia 5 de agosto de 2010 e que fez com que 33 mineiros ficassem presos 70 dias numa das galerias da mina, a mais de 700 metros de profundidade. Ainda hoje fico com "pele de galinha" quando revejo as imagens da salvação. Os alunos ficaram muito curiosos com esta história e, tal como prometido, deixo dois pequenos vídeos para que possam conhecer a história que comoveu o mundo.
Como se fez o resgate:
As imagens da felicidade:
Esperamos que tenham gostado!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica do Loureiro.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Construção do Metro Quadrado (m2)
(clique para ampliar) |
Olá, na área curricular disciplinar de Matemática estivemos a abordar as áreas. Depois de termos falado do centímetro quadrado (cm2) e do decímetro quadrado (dm2), estivemos a construir o metro quadrado (m2). Este trabalho foi bastante exigente mas o resultado final fez com que tivesse valido a pena o esforço. Depois de concluído, ficámos com uma noção muito mais exata do que representam o cm2, o dm2 e o m2, e também ficámos a saber que para obtermos 1 m2 precisamos de 100 dm2 ou de 10.000 cm2. Cá ficam algumas imagens do nosso trabalho e das suas etapas:
Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica do Loureiro.
Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica do Loureiro.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Meios de Transporte Aéreos - Aviões de Carga
Olá! Na área curricular disciplinar de Estudo do Meio estivemos a falar dos meios de transporte. Reparei que na abordagem aos meios de transporte aéreos os alunos ficaram um pouco surpreendidos por existirem aviões cuja única função é a de transportar carga. Para que possam perceber melhor de que tipo de aviões se trata, resolvi fazer uma pequena pesquisa que resultou no seguinte trabalho:
(fonte: www.baixaki.com.br)
Espero que vos tenha sido útil!
Prof. Joel
domingo, 14 de abril de 2013
Escrita Divertida - Passa Palavra
Olá, na área curricular disciplinar de Língua Portuguesa estivemos a fazer uma atividade muito divertida. A partir de uma "chuva de ideias" estivemos a escrever um texto sobre a primavera. Ao escrevermos este texto tivemos que respeitar uma regra muito importante: só podíamos começar uma frase com a palavra que terminasse a frase anterior. Esta atividade foi muito engraçada e o nosso trabalho foi o seguinte (clique na imagem para ampliar):
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Conhecimento Explícito da Língua - Os determinantes
Olá, na área curricular disciplinar de Língua Portuguesa estivemos a abordar os determinantes e preparámos um resumo que vos ajudará a perceber melhor o que estamos a estudar. Cá fica:
A classe dos determinantes
Os determinantes são palavras que se colocam antes de um nome, concordando com ele em género e em número.
Artigos definidos (o, a, os, as) indicam seres/objetos determinados.
Artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) indicam seres/objetos indeterminados.
Determinantes demonstrativos: mostram o lugar que um ser/objeto ocupa em relação à pessoa que fala ou que ouve.
Determinantes possessivos: indicam uma relação de posse, ou seja dizem a quem pertence determinado ser/objeto.
Toca lá a estudar para saber isto tudo direitinho. Já sabemos que vai sair no teste!
Os alunos da turma C da Escola Básica de Loureiro.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Jogo sobre o Sistema Solar
Caros alunos e alunas, como abordámos o tema dos astros e do sistema solar há algum tempo, e para que não se esqueçam desta matéria, resolvi disponibilizar-vos um jogo que certamente gostarão muito de jogar. O único problema é que precisam de uma nave espacial e apenas consegui arranjar uma sem piloto. Assim, se quiseres entrar nesta aventura terás de ser tu próprio a assumir os comandos.
Se te sentires capaz de pilotar esta magnífica nave espacial carrega aqui e...
...torna-te um(a) verdadeiro(a) astronauta.
Desejo-vos uma ótima viagem e espero que se divirtam!
sábado, 6 de abril de 2013
A vida na Estação Espacial Internacional / O robot Curiosity
A Estação Espacial Internacional (fotografia esquerda) / O robot Curiosity (fotografia direita) |
Olá, como gosto de cumprir com as minhas promessas deixo-vos um vídeo sobre a vida dos astronautas na Estação Espacial Internacional. Neste vídeo poderão ver como eles se movimentam, como cortam o cabelo, como comem, entre outras coisas. Espero que se divirtam :-)
Também como o prometido, deixo-vos um vídeo sobre o robot Curiosity que se encontra a explorar a superfície de Marte. Este robot é o laboratório mais sofisticado alguma vez construído pelo Homem e tem como principais missões descobrir se há água e se já houve alguma espécie de vida, em Marte.
Espero que tenham gostado!
Prof. Joel
quarta-feira, 3 de abril de 2013
As medidas de comprimento
Olá, na área curricular disciplinar de Matemática começámos a estudar as medidas de comprimento e estivemos a fazer algumas medições na sala. Ficámos a saber que antigamente as pessoas usavam como unidades de medida, passos, palmos, pés, etc. Hoje em dia, depois de se terem criado unidades de medida padrão, temos instrumentos universais que nos permitem efetuar medições de uma forma mais precisa. Esses instrumentos são:
Régua:
Fita métrica:
Metro articulado:
Metro extensível:
A unidade principal das medidas de comprimento é o metro(m). Os submúltiplos do metro são o decímetro (dm), o centímetro (cm) e o milímetro (mm), enquanto os múltiplos do metro são o decâmetro (dam), o hectómetro (hm) e o quilómetro (km).
Então:
1 dm = 10 cm = 100 mm
1 cm = 10 mm
1 decâmetro (dam) = 10 m = 100 dm = 1000 cm = 10000 mm
1 hectómetro (hm) = 10 dam = 100 m = 1000 dm = 10000 cm = 100000 mm
1 quilómetro (km) = 10 hm = 100 dam = 1000 m = 10000 dm = 100000 cm = 1000000 mm.
1 mm = 0,1 cm = 0,01 dm = 0,001 m = 0,0001 dam = 0,00001 hm = 0,000001 km
1 cm = 0,1 dm = 0,01 m = 0,001 dam = 0,0001 hm = 0,00001 km
1 dm = 0,1 m = 0,01 dam = 0,001 hm = 0,0001 km
1 m = 0,1 dam = 0,01 hm = 0,001 km
1 dam = 0,1 hm = 0,01 km
1 hm = 0,1 km
Nota: (Prof. Joel) - É necessário que os alunos estudem muito para perceberem bem esta matéria e aprenderem a fazer as reduções de forma correta.
Poderão treinar algumas medições, clicando na imagem que está em baixo. Só têm que arrastar a régua para cima da linha, colocá-la no local correto, inserir o resultado da medição no retângulo e premir a tecla ENTER.
Esperamos que tenham gostado!
Os alunos da turma C da Escola Básica do Loureiro
domingo, 24 de março de 2013
segunda-feira, 18 de março de 2013
Plano Nacional de Leitura - "Abada de Histórias - RM-EC-39"
Olá!
Há alguns dias atrás estivemos a trabalhar uma obra do Plano Nacional de Leitura. Desta vez, a obra que o Professor Joel escolheu foi: "Abada de Histórias" do António Mota. Estivemos a ler uma história chamada "RM-EC-39". Depois de termos lido a história e a termos explorado oralmente, fizemos o seu reconto escrito, coletivamente. Cá fica o nosso trabalho:
"Era uma vez uma senhora conhecida por Zefinha do Peixe que vendia peixe numa aldeia chamada Vila Nova. Certo dia, apareceu na aldeia um senhor novo numa carrinha vermelha que também vendia peixe. Ele aparecia muito cedo, quando a Zefinha ainda estava na cama, pensando que os seus clientes não a trocariam. Com o passar do tempo, Zefinha apercebeu-se que ninguém lhe comprava peixe porque já o tinham comprado, bem cedo, ao vendedor da carrinha vermelha. Uma cliente sua até lhe disse para ela vir mais cedo porque os tempos tinham mudado.
Como não vendia o peixe, Zefinha resolveu lavar a sua canastra, enchê-la de terra e deitar-lhe sementes de cravo que, passado algum tempo, começaram a germinar. Algum tempo depois as plantas acabaram por morrer porque na sua cozinha entrava pouca luz, e ela resolveu deitar a canastra ao lixo. Quando a ia a colocar no lixo, um rapaz chamado Ricardo perguntou-lhe se podia ficar com ela e Zefinha disse que sim.
Passado alguns dias Zefinha viu a sua canastra transformada num carro todo enfeitado, com a matrícula RM-EC-39 (Ricardo Manuel, Escadinhas de Cima, n.º da porta 39)."
Ficaram a perceber a história?
De seguida publicamos algumas ilustrações dos momentos mais divertidos da história.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
As rochas, as formas de relevo e os meios aquáticos
As rochas
Olá, na área curricular disciplinar de Estudo do Meio temos falado sobre as rochas, as formas de relevo e os meios aquáticos. Tivemos a oportunidade de ver e manusear algumas rochas e aprender: os seus nomes, algumas das suas características e quais as suas utilizações. Poderão visualizar uma pequena apresentação sobre esta matéria, em baixo.
Que tal? Já conheciam estas rochas?
Formas de relevo
Os alunos da turma C (2.º e 3.º Anos) da Escola Básica de Loureiro
Como imprimir os trabalhos alojados no "Slideshare"
Sei que algumas pessoas têm tido dificuldades em imprimir os trabalhos que apresento aqui no blogue pelo que vou explicar como o fazer. Gostaria que fosse mais fácil, mas não depende de mim.
Para imprimirem sigam os seguintes passos (clicar nas imagens para ampliar):
2- Na janela que se vai abrir carreguem em save;
3- Registem-se no slideshare. É fácil e gratuito (podem usar as credenciais do Facebook devendo para isso clicar no botão do Facebook que vos vai surgir).
4- Após o registo a janela de download vai-se abrir automaticamente. Gravem o ficheiro (vem em PDF) e de seguida imprimam normalmente.
Espero que tenha sido claro e que consigam fazer a impressão sem problemas. Caso não consigam deixem as vossas dificuldades especificadas nos comentários deste artigo ou na caixa de mensagens apresentada na barra lateral direita do blogue.
Prof. Joel
Prof. Joel
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Números decimais - Décima, Centésima e Milésima
Olá, na área curricular disciplinar de Matemática começámos a abordar os números decimais. Esta matéria é bastante exigente e requer que nós estudemos muito para que a possamos perceber. Temos que saber fazer a leitura dos números decimais de diferentes formas, saber compará-los, fazer adições e subtrações com eles, entre outras coisas. Cá fica uma apresentação em powerpoint sobre esta matéria para que também a possam compreender:
Esperamos que tenham aprendido alguma coisa :-)
Os alunos da turma C (2.º e 3.º Anos) da Escola Básica de Loureiro.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Os animais
Olá, na área curricular disciplinar de Estudo do Meio temos falado sobre os animais e as suas características. Esta matéria é muito, muito gira e interessante. Aprendemos a diferença entre animais vertebrados e invertebrados, as classes em que os animais estão divididos e as suas características, a forma como se reproduzem e como se alimentam, entre outras coisas.
Aqui vos deixamos uma apresentação em powerpoint que vos ajudará a perceber melhor o que temos estudado.
Podem ainda divertir-se um bocadinho, jogando um jogo sobre este tema clicando na imagem que está em baixo.
Não se esqueçam... os animais são nossos amigos!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º Anos) da Escola Básica de Loureiro.
Podem ainda divertir-se um bocadinho, jogando um jogo sobre este tema clicando na imagem que está em baixo.
Não se esqueçam... os animais são nossos amigos!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º Anos) da Escola Básica de Loureiro.
Pirata das Ilhas da Bruma - Atividades desenvolvidas
No âmbito da atividade desenvolvida AQUI foi-nos proposto pelo nosso professor que escrevêssemos a continuação da história e a ilustrássemos. Este trabalho foi muito divertido porque pudemos "dar larga à nossa imaginação" e produzir um texto de acordo com os nossos interesses e os nossos gostos. Cá ficam dois exemplos:
"Laplace e Leonor partiram no seu barco iluminado sem destino. Enquanto navegavam pelo mar, Laplace lembrou-se que quando estava a chegar à ilha Graciosa tinha passado por uma ilha que parecia um pico. Leonor disse-lhe:
- Meu amor, essa ilha chama-se Pico. Vamos visitá-la!
Laplace ficou feliz com a ideia de Leonor e, ao chegar à ilha, ficou espantado com tanta beleza e disse:
- Gostaria de visitar as outras ilhas para ver se são tão belas como esta!
Depois de visitarem todas as ilhas dos Açores resolveram partir em busca de novas aventuras. Passado alguns dias avistaram uma ilha que ficava na zona das Caraíbas e foram dar um passeio por essa ilha que era muito bela. De repente, caíram numa buraco e encontraram um tesouro.
Ficaram tão felizes que decidiram que era ali que queriam viver até ao fim dos seus dias."
Ficaram tão felizes que decidiram que era ali que queriam viver até ao fim dos seus dias."
Rafaela Azevedo
"No final da festa, depois de tudo ter corrido como um conto de fadas, os recém-casados partiram em direção a Paris porque sabiam que era uma cidade muito romântica. Estavam muito apaixonados e lá foram.
Quando lá chegaram, no primeiro dia foram à Disneylândia e foi um dia muito divertido. À noite, como estavam exaustos, foram descansar para o seu quarto no hotel mas, quando lá chegaram, viram que as suas malas tinham desaparecido. Que desgraça! O que lhes havia de acontecer! Como é que iriam trocar de roupa para poderem ir jantar à Torre Eifell onde já tinham reservado uma mesa para duas pessoas à luz das velas?
O que Leonor não sabia é que esta era a surpresa que Laplace tinha preparado para a sua amada: ia oferecer-lhe um vestido maravilhoso para irem jantar e dançar nessa noite de luar. Entretando, alguém bateu à porta e, quando abriram, uma senhora disse:
- Aqui está o vestido novo que o seu marido me pediu para lhe entregar!
Foi uma noite memorável!"
Gonçalo Martins
Esperamos que tenham gostado!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º Anos) da Escola Básica de Loureiro.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Vem aprender a tabuada com o Dino
E que tal aprenderes ou treinares a tabuada com o Dino? Ele é o dinossauro que mais percebe de Matemática e pode ajudar-te de forma divertida. Vais gostar de certeza!!!
Como ele costuma dizer:
Aprender Matemática
É uma viagem de ida e volta
Basta estudar um pouco
E deixar a cabeça solta
Não tem que ser só escrever
Podes rir e jogar
A Matemática é um mundo
Do qual vais gostar
Se me deixares mostrar-te
Vou-te apresentar a tabuada do Dino
Aqui ninguém erra as contas
é Matemática com tino
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Plano Nacional de Leitura - O Pirata das Ilhas da Bruma
Olá amigos!
Na sexta feira estivemos a ouvir uma história muito gira chamada: "O Pirata das Ilhas da Bruma". Esta história conta-nos as aventuras de um pirata francês chamado Laplace pelas ilhas dos Açores. Este corajoso pirata apaixonou-se por uma menina chamada Leonor. Se quiserem ler esta história e saber como termina, cliquem na imagem que está em baixo e divirtam-se.
Nota: À medida que forem folheando a obra, se clicarem no símbolo do Plano Nacional de Leitura, que aparece em todas as páginas, poderão ouvir a história.
No final de termos ouvido a história estivemos a cantar a música do Laplace. Com as vozes bem afinadinhas e acompanhados pela guitarra do professor Joel, proporcionámos um grande momento de convívio e boa disposição a todos os presentes. Poderão consultar a letra da música, em baixo.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Carnaval 2013
Olá! Hoje festejámos o Carnaval na nossa escola e foi um dia muito divertido e espetacular. Foi magnífico podermos desfilar pelas ruas da nossa freguesia e contagiarmos todas as pessoas com a nossa boa disposição. O tema das nossas fantasias foi: "Usos e costumes da nossa terra". Desta forma as nossas fantasias incidiram especialmente nas áreas da agricultura e da indústria textil, já que estão fortemente presentes na nossa localidade. Ora digam lá se não estavamos um espanto!
Para o ano já sabem... se querem diversão e animação apareçam na Escola Básica de Loureiro e divirtam-se connosco.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Frações
Olá, na área curricular disciplinar de Matemática iniciámos o estudo de frações. Para quem não sabe, uma fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si. Nada melhor do que alguns exemplos para que possam perceber melhor do que estamos a falar.
Prof. Joel - Para porem em prática o que aprenderam gostaria que jogassem um jogo didático sobre esta matéria, ao qual poderão aceder clicando na imagem que se encontra em baixo.
Esperamos que tenham gostado e aprendido bem esta matéria.
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
As plantas
Olá, na área curricular disciplinar de Estudo do Meio começámos a estudar os seres vivos do meio ambiente. Hoje estivemos a falar sobre as plantas e aprendemos muitas coisas novas: as partes que as constituem e as suas funções, os tipos de raízes, a diferença entre folha caduca e folha persistente, as plantas comestíveis e as não comestíveis e muitas coisas mais. Foi bastante divertido e ficámos bastante entusiasmados. Em baixo, disponibilizamos uma apresentação em powerpoint com muita informação sobre esta matéria.
Ora digam lá se as plantas são, ou não, importantes para nós!
Poderão pôr em prática o que aprenderam realizando um pequeno teste, clicando AQUI.
Poderão ainda visualizar um pequeno vídeo sobre o desenvolvimento do pé de feijão.
Esperamos que tenham gostado!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro.
domingo, 20 de janeiro de 2013
Símbolos Nacionais: Hino e Bandeira de Portugal
Olá, na área curricular disciplinar de Estudo do Meio estivemos a falar sobre os símbolos nacionais: o hino e a bandeira. Escrevemos a letra da música de todos nós e depois estivemos a cantá-la com muito sentimento e emoção. Numa palavra... adorámos!
Aqui vos deixamos a letra de: "A Portuguesa" (hino nacional português).
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil
Henriques Lopes de Mendonça e Alfredo Keil |
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
Estivemos também a falar dos símbolos presentes na bandeira e do seu significado. Terminámos o nosso trabalho a ilustrar a nossa bandeira e o resultado final foi este:
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da Escola Básica de Loureiro
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Sessão de sensibilização sobre higiene oral
Olá, hoje tivemos a oportunidade de participar numa sessão de sensibilização sobre higiene oral. Esta sessão foi dinamizada por uma enfermeira e por duas médicas dentistas estagiárias que nos explicaram todos os cuidados que devemos ter para preservarmos os nossos dentes saudáveis, nomeadamente os cuidados de higiene oral, escovagem dentária e alimentação.
Para ficarem tão esclarecidos como nós sobre a importância deste tema, disponibilizamos a apresentação em powerpoint que vimos hoje de manhã.
É tão bom saber o que devemos fazer para mantermos os nossos dentinhos sem cáries. Fazem-nos muita, muita falta e se não os tratarmos bem podem-nos trazer bastantes chatices.
Tivemos ainda a oportunidade de ver um filme de animação intitulado: "Missão Saúde Bucal" que gostaríamos de partilhar convosco.
Esperamos que tenham gostado!
Os alunos da turma C (2.º e 3.º anos) da EB1 de Loureiro
Subscrever:
Mensagens (Atom)