Era uma vez uma menina chamada Júlia que tinha uns pais chamados Francisco e Julieta e uns avós que eram vindimadores. Nessa altura, o Francisco e a Julieta foram a casa dos avós da Júlia e disseram-lhes:
- Boa tarde! Dava-vos jeito vir à nossa quinta vindimar amanhã?
Os avós da Júlia ficaram muito pensativos em relação ao assunto mas depois disseram:
- Aceitamos o convite porque daqui a uns dias também temos que vindimar e vocês vêm para aqui ajudar-nos, não vêm?
Os pais da Júlia disseram:
- É claro que nós vimos ajudar-vos.
Então ficou confirmada a hora para as oito horas da manhã e o Francisco e a Julieta foram para casa. Disseram à Júlia que de manhã iam vindimar e a Júlia ficou toda contente.
Eram oito e meia da manhã e os avós da Júlia chegaram, tendo ido para o campo vindimar. O campo era enorme mas, como a Júlia já conhecia todos os cantos do campo, quando iam vindimar ia sempre à frente. Quando já estavam no campo os pais da Júlia já tinham lá tudo o que precisavam: um bidão enorme, quatro cavaletes, várias tesouras, etc.
A Júlia não sabia vindimar, ainda era muito pequena e não chegava aos cachos de uvas, mas já tinha visto muitas vezes a mãe e a avó dar de comer ao gado e disse:
- Mãe, eu vou dar de comer ao gado. O gado deve estar cheio de fome!
A Mão deixou-a ir porque sabia que ela era capaz de o fazer.
A Julieta e o Francisco tinham perus, galinhas, coelhos, patos, porcos, pombas, etc. A Júlia primeiro foi apanhar couves para dar às galinhas, depois pegou no corrimão e foi dar de comer aos coelhos. Foi lá dentro buscar os restos de comida que tinham sobrado do jantar do dia anterior, juntou a esses restos mais algum produto, mexeu tudo muito bem mexido,entrou na corte e deu a comida aos porcos. Deu ainda de comer aos patos e aos perus antes de voltar ao campo para junto dos pais. Quando lá chegou ficou muito espantada por ver tantos ramos no chão. Decidiu então ir buscar o carrinho de uma roda, apanhou todos esses ramos e levou tudo para o lixo. Quando regressou os seus pais e avós já tinham acabado de vindimar.
O bidão era enorme e estava cheio de cachos de uvas. Eles transportaram esse bidão para frente da casa da Júlia e depois os seus pais disseram:
- Amanhã, pelas treze horas e trinta minutos é para estarem aqui para nos ajudarem a tirar o vinhos das uvas.
Os avós da Júlia responderam:
- Está bem! Vamos ver se nos despachamos para estarmos aqui a essa hora.
No dia seguinte, a Júlia, o Francisco e a Julieta tinham acordado muito bem dispostos. Os pais da Júlia sabiam que hoje os avós da sua filha vinham outra vez a casa deles e que tinham todos muito trabalho para fazer.
Os avós da Júlia chegaram e traziam imenso material que iria ser necessário. Começaram a trabalhar e todos se riam e divertiam muito, aquilo era mesmo fixe. Uma vez, quando eles estavam a tirar o vinho das uvas, espirrou muito vinho para todos e aí é que foi, a Júlia não conseguia parar de se rir por ver toda a gente suja.
Eles acabaram o trabalho às nove horas da noite e foram todos para as suas casas cansados e cheios de sono. Comeram, tomaram um banho e foram logo para a cama.
Quando acordaram os pais da Júlia disseram:
- Querida, ontem foi um dia de muito trabalho, por isso eu e a tua mãe queremos ir a algum lado passear. Acabaram por passar uns dias muito divertidos com a família na Serra da Estrela e ficaram realmente felizes.
Bruna Neves
Professor, tenho muita pena de ninguém vir comentar os meus trabalhos, eu esforço-me imenso e ninguém comenta, espero que o próximo trabalho que seja realizado por mim, alguém o venha comentar. Beijinhos da Bruna Neves.
ResponderEliminar